quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mods: quando a fanbase recria um game

Skyrim sem dúvida alguma causou um impacto marcante na indústria de games. A liberdade caracteristica da série Elder Scrolls somado às tecnologias atuais permitiu os desenvolvedores explorarem cada canto do vasto mundo da narrativa e criar um dos jogos mais 'open world' de toda a história.

Por conta de toda essa imensidãoo, Skyrim apresentou bugs (falhas no desenvolvimento), o que é normal, principalmente se levarmos em conta as milhoes de açoes e possibilidades que o jogo lhe oferece.

Para corrigir esses bugs, a produtora do game geralmente lança ''patchs'' de correçao, que nem sempre conseguem resolver todos os problemas.

Skyrim melhor (e muito) com 'mods' (Foto: IGN)
E é ai que entram em açao os ''modders''. Desenvolvedores amadores, sem nenhum vinculo com a empresa responsável pelo produto, que usufruem da ferramente de criação do jogo para criar novos conteúdos. Tais conteúdos são dos mais variados: itens, mapas, jogabilidade, gráfico. O game, com esses ''mods'' se transforma.

Tive a experiência de testar Skyrim no fim do ano passado, no dia do seu lançamento. Gostei do jogo, mas sentia que faltava alguma coisa. Nove meses depois, decidi reinstalar o game e, dessa vez, usufruir dos mods.

QUE DIFERENÇA!

Outro jogo, outra experiencia, outra diversao.  O conhecimento e a paixão dos fãs pela trama e pelo mundo de Elder Scrolls fez com que os mesmos criassem conteudos interessantes que se encaixaram com naturalidade ao game.

Se voce é usuario de PC, não perca a oportunidade de, sempre que possivel, atualizar seu jogo com materiais feitos pelos fãs. A pratica do ''mod'' é uma realidade que, aos poucos, vira tendencia.

E além de tudo, é gratuita. E totalmente legal.

Para mais informaçoes: http://skyrim.nexusmods.com/

Um comentário:

  1. Pô, vale fazer uma lista de bons mods para Skyrim, visto que tem uma cacetada deles.

    ResponderExcluir